Palavras e imagens. Impressões e olhares sobre o mundo e as relações. Um pouco de cada coisa: educação, universidade, cultura, arte, política, gente...até poesia e outras formas de escrita.
17 de dezembro de 2009
PENSANDO COM SCHOPENHAUER
11 de dezembro de 2009
ESSE SOU EU E MAIS UM POUCO
A chuva emoldurando canções de ninar gente grande
O cheiro de mormaço caririzeiro
O peso das horas se espalhando em sentido anti-horário
A flor do mandacaru gritando desejo invernoso
O furioso ganido de um cão preso a uma corrente imaginária
O céu e o inferno na terra em permanente transe
A loucura cotidiana de querer ser tudo sendo tão pouco
A maciez do caju maduro se abrindo de felicidade
O delírio quixotesco de um andarilho maltrapilho com eternos moinhos a vencer
Avatar de priscas eras, metamorfoseado em tosco e contorcido bonsai
Alinhavador de canções que talvez nunca cheguem a ser terminadas ou escutadas.
Esse sou eu e mais um pouco, ainda no louco delírio de me descobrir!
6 de dezembro de 2009
ONDE ESTÃO NOSSOS HERÓIS?
A vida inteira passamos tomando decisões sobre isso ou aquilo. Desde a mais tenra idade, quando os juízos morais começam a se formar em nossa consciência, não fazemos outra coisa. O tal do livre arbítrio não passa de um nosso juiz interior que fica o tempo todo batendo aquele martelinho na mesa e proferindo sentenças. Muitas vezes elas são dolorosas, nos trazem sofrimento psíquico, remorsos e mesmo dores físicas, mas o fundamental é termos a clareza de que fizemos "a coisa certa". É isso que dá sustentação aos nossos desígnios e nos dá a exata dimensão de que não devemos ficar culpando o destino pelo que nos acontece ou à nossa volta.
Fazendo exercício de viagem interior, me vêm a lembrança Roy Rogers, Tex Willer, Zorro, Super-Homem, Batman e tantos outros... até o Super-Pateta. Mas, e qual o lugar ocupado por Che Guevara, Fidel Castro, Vitor Jara, Lenin, Zumbi dos Palmares, Oswaldão, Lenira, Ghandi, Maurício Grabois, Nelson Mandela, Luther King... e tantos outros que poderia encher uma página inteira.
28 de novembro de 2009
SOBRE GATOS, GENTE E SAUDADE
26 de novembro de 2009
SOBRE ACEROLAS, MAMÕES E A VIDA
24 de novembro de 2009
AGRADECIMENTO E DESCULPAS
Ao mesmo tempo meu agradecimento pelas palavras de carinho, o apoio recebido e, claro, os elogios pelo show. "(...) é se guardar um rio perdido / E não encontra o mar..." Pois é assim esse meu amor escondido. às vezes fico achando que quando canto deveria gritar pra todo mundo que vou cantar, que estou feliz, que essa é a caoisa mais maravilhosa do mundo, mas sempre fico numa espécie de quase anonimato, de fato, como se fosse um "amor escondido".
Meu abraço pra vocês. Volto com novidades.
21 de novembro de 2009
RAIMUNDO FAGNER ESPECIAL
16 de novembro de 2009
REMINISCÊNCIAS DE UM BEBÊ QUE QUASE NÃO CHEGA LÁ
Passados os anos, um pouco de sobrepeso que não chega a comprometer, umas avarais na coluna vertebral, uma memória levemente comprometida pelas noites mal dormidas e o estresse das atividades múltiplas, mas nenhum medicamento de uso contínuo, a não ser o que ajudou a restaurar a memória ou parte dela. Segundo diz o cardiologista, o coração vai muito bem, obrigado! Este mesmo coração, que já planejou mil vinganças e nunca executou uma sequer, ainda se ressente por não conseguir perdoar a todos que lhe feriram aqui ou ali. Porém, já não planeja vinganças, apenas espera o tempo operar e a vida oferecer a cada um o seu merecido quinhão.
O sujeito agora é um homem de "meia-idade" (se for assim, ao pé da letra, vai viver 94) que faz algumas estripulias de um garoto de 20 e poucos anos e tem certas limitações e hábitos (e até curte ser assim) de um coroa de 70. Agora ele chama de coroa os que intitulava de velhos quanto tinha 20. Só depois do efeito tempo é que descobriu que os referenciais mudam e os de 20 agora o chamam assim. Um coroa relativamente "enxuto", até poderia se dizer. O referencial é que faz a diferença.
Até aqui deixou plantadas algumas árvores, idéias (inclusive neste blog) publicou coisas escritas, ajudou a botar dois meninos no mundo (um já não mais tão menino assim), compôs e gravou músicas e ainda tem um "mói" de inéditas que sonha gravar um dia, deu sua pequena, mas comprometida, contribuição à história da UEPB. Plantou amigos que não os deixam sentir-se sozinho nunca, apesar de gostar de certa solidão. Eis o "pequeno perfil de um cidadão comum", como diria o compositor popular.
Entre idas e vindas, perdas e danos, prós e contras ainda acha que está no lucro. Sente-se feliz em seu mundo tentando gozar de todas as coisas boas que a vida lhe oferece e amargar resoluto todas as agruras do o mundo lhe impõe. No mais, é esperar pra ver os próximos quarenta e sete...
Eis um breve balanço de uma vida em movimento!
9 de novembro de 2009
O (MINI) VESTIDO DA DISCÓRDIA
2 de novembro de 2009
O MAIOR FAZEDOR DE "BURÉ"
29 de outubro de 2009
ARTE, EMOÇÃO E COMPROMISSO
É impressionante o que a arte pode fazer (ou uma artista) pra chamar a atenção para um fenômeno social. A artista ucraniana Kseniya Simonova consegue fazer aquilo que alguns chamam de 'milagre'. Simplesmente fantástico, aos meus olhos.
Tire suas conclusões. Se não tiver tempo agora, volte depois ou vá ao youtube quando puder com a pesquisa do nome.
27 de outubro de 2009
AINDA CHEGO LÁ
MOBILIZAÇÃO DE MASSA
Tire suas conclusões.
SOBRE FRUTAS E MEMÓRIAS DOCES
22 de outubro de 2009
PROMESSA DE "CURA" HOMOSSEXUAL E A PSICOLOGIA
A punição confirmava decisão anterior do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. O presidente do CFP, Humberto Verona, disse que a entidade não poderia agravar a punição, com suspensão ou cassação do registro, porque a própria psicóloga recorrera ao conselho. Rozangela afirmou que manteria sua atividade normalmente. “As pessoas têm direito de procurar esse apoio”, disse ela, de peruca, óculos escuros e máscara para não ser “atingida pela ira” dos ativistas gays. “Não sinto vergonha e nunca sentirei de acolher os que querem deixar voluntariamente o estado de homossexualidade”.
Segundo ela, as pessoas que estão “em sofrimento psíquico e desejam deixar a homossexualidade” devem procurar profi ssionais nas suas cidades. A psicóloga citou a OMS sobre transtorno de identidade sexual. “A homossexualidade pode ser primária ou secundária a outros transtornos”, afirmouRozângela. A motivação da psicóloga, entretanto, não parece ter base em evidências científicas, mas na religião: em texto no qual compara ativistas gays a nazistas, que o site monergismo.com publicou, ela se identifica como “psicóloga, especialista em psicologia clínica e educacional, uma das fundadoras do Exodus Brasil e membro do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos”. Segundo o site, “o monergismo (regeneração monergística) é uma benção redentora adquirida por Cristo para aqueles que o Pai lhe deu (1Pe 1.3; Jo 6.37-39). Ela comunica aquele poder na alma caída pela qual a pessoa que deve ser salva é efi cazmente capacitada a responder ao
chamado do evangelho (Jo 1.13)”.
O New York Times (6/8) publicou resolução da American Psychological Association, segundo a qual profissionais de saúde mental não devem dizer a pacientes gays que podem se tornar heterossexuais com terapia ou tratamento. Foi o repúdio mais direto da entidade americana à chamada “terapia reparadora”, conceito abraçado por “pequeno mas persistente grupo de terapeutas, frequentementeligados a religiões conservadoras, que sustenta que homossexuais podem mudar”, diz a matéria. Uma das maiores organizações desse tipo é a Exodus International, rede que oferece “libertação da homossexualidade pelo poder de Jesus Cristo”.
“Não há evidência sólida de que essa mudança seja provável”, diz a resolução, aprovada no conselho da entidade por 125 votos a 4. Pelo contrário, continua o texto, “alguns estudos sugerem que esforços para produzir mudanças podem ser nocivos, induzindo tendências à depressão e ao suicídio”. A associação já criticou essa “terapia” no passado, mas a decisão foi fortalecida pelas conclusões de seis especialistas que em 2007 examinaram 83 estudos sobre mudança de orientação sexual desde 1960.
21 de outubro de 2009
BELCHIOR E SUA ALUCINAÇÃO
"A minha alucinação é suportar o dia-a-dia
E o meu delírio é a experiência com coisas reais
(...)
Amar e mudar as coisas
Amar e mudar as coisas
Amar e mudar as coisas
Me interessa mais!"
Deixemos Belchior em paz!
COLABORAÇÃO COM AS PALAVRAS
“Palavras são palavras
Nada mais do que palavras...”
Nada mais?!
Palavra é elemento
Suprimento
Palpável, moldável que se pode
Jogar, brincar, coreografar...
Palavra aríete que fere pessoas
E ganha causas judiciais.
Palavra remédio que alivia
Doloridos ais!
Palavra certa na hora exata
É tesouro achado
“É mel no olhar
É pétalas nos lábios”.
(Débhora Melo)
19 de outubro de 2009
A PALAVRA...
15 de outubro de 2009
EDUCADORES E PROFESSORES
5 de outubro de 2009
SAUDADES DE MERCEDES SOSA
A SEMANA COMEÇOU ONTEM
3 de outubro de 2009
POR FALTA DE JEITO PRA DIZER OUTRA COISA
28 de setembro de 2009
MUDANÇAS DENTRO E FORA
25 de setembro de 2009
CHICO PASSEATA, O POETA
24 de setembro de 2009
JÁ NÃO SEI SE TE ESCUTO OU APENAS
20 de setembro de 2009
OS PAIS, OS FILHOS E O ESPELHO
16 de setembro de 2009
AVENTURAS JUVENIS
9 de setembro de 2009
NÃO SOU SENHOR NEM DE MIM
7 de setembro de 2009
TATUAGEM
31 de agosto de 2009
HINO NACIONAL
30 de agosto de 2009
O SONHO, A UTOPIA E A ESTRADA
27 de agosto de 2009
AS LUAS E AS MUSAS
A MENTIRA DAS DUAS LUAS
APESAR DE TER DITO QUE ACREDITAVA NA QUASE IMPOSSIBILIDADE DE FICAR DESPERTO PRA VER O TAL FENÔMENO, DESCOBRI A TEMPO QUE O VERDADEIRO FENÔMENO É A CAPACIDADE DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES PARA DISSEMINAR FOFOCAS, BOATOS, MENTIRAS, QUASE NUNCA COISAS DE FUTURO.
AINDA CHEGUEI A COMENTAR EM POSTAGEM ANTERIOR SOBRE O ASSUNTO. AGORA, PRA NÃO FICAR DEVENDO AOS (ÀS) LEITORES (AS), O DESMENTIDO...
É RISÍVEL!
"Não espere ver "duas Luas" no céu na noite desta quarta-feira (27). Ao contrário do que prega um e-mail falso que circula na internet, Marte estará bem longe da Terra e não vai rivalizar com o satélite pela supremacia do brilho no céu.
O boato pela rede é tão intenso que afetou o índice das notícias mais lidas da Folha Online, colocando uma notícia de 2003 na lista. De acordo com a mensagem, que circula em vários idiomas, Marte "parecerá tão grande quanto a Lua cheia". O e-mail afirma ainda que o planeta estará a cerca de 55,76 milhões de km da Terra.
"É uma notícia falsa e requentada. Na verdade, Marte está agora se afastando da Terra", afirma Roberto Boczko, professor doutor de astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo)."
PRONTO!
FONTE: FOLHA ONLINE
DIA DO PSICÓLOGO
21 de agosto de 2009
GLOSAS PARA MOTE DE SANTANNA
Recebi de Santanna, O Cantador, este mote com a provocação pra fazer uma glosa.
Segue o resultado, porque amanhã é sabado... mas hoje é dia de Bar do Brito. Afinal, como dizia Da. Neide, deixe isso (a sobriedade plena) pro sino, que é de ferro e a boca é pra baixo.
Fiquem com as glosas.
Foste embora e pra mim tudo morreu!
A viola nunca mais fez cantoria
Foi embora contigo o mundo meu
E o zabumba já não bate de alegria
A sanfona-coração não abre mais
O triângulo ficou mudo, lembra a paz
Que eu tinha te amando de verdade
No silêncio das noites do sertão.
IMAGINE O QUE OS OUVIDOS SENTIRÃO,
QUANDO OUVIREM O BARULHO DA SAUDADE.
Esta vela não tem som, e a fina chama
Ilumina vagamente a noite minha
Grilos cantam embaixo desta cama
Que já foi nossa humilde camarinha
A cantiga do riacho se acabou
O canário morreu, rádio pifou
E a tristeza invadiu toda cidade.
Teu fantasma me faz "buuu" na escuridão
IMAGINE O QUE OS OUVIDOS SENTIRÃO,
QUANDO OUVIREM O BARULHO DA SAUDADE.
O silêncio tomou conta desta casa
Nunca mais houve aquela algazarra
Ta difícil segurar a minha barra
Tudo é cinza onde foi ardente brasa.
Tua ausência tão dorida me arrasa
Morre um sonho de amor, felicidade
O teu lar é agora eternidade
O meu lar é eterna solidão
IMAGINE O QUE OS OUVIDOS SENTIRÃO,
QUANDO OUVIREM O BARULHO DA SAUDADE.