27 de agosto de 2009

DIA DO PSICÓLOGO

NÃO ME DOU MUITO BEM COM A IDÉIA DE FICAR REFERENCIANDO E HOMENAGEANDO PROFISSIONAIS EM SEU DIA. ENTRETANTO, HOJE É DIA DO PSICÓLOGO. Hoje é o dia do profissional que eu sou, dia dos meus colegas de profissão. Vale a pena o registro. Gostaria de me remeter a um profissional de psicologia que foi (e continua sendo) pra mim um verdadeiro mestre, um exemplo a ser seguido de seriedade, competência, ética e compromisso com a escolha feita. Tive a felicidade de encontrar, na reta final do meu curso de psicologia, lá por volta de 1986, um professor que me abriu e alargou horizontes, que me ensinou de fato o que era ser profissional, que pegou em minha mão e me orientou nos primeiros passos no exercício de tão bela e difícil atividade. Este professor, além de me abrir horizontes do conhecimento, da epistemologia da psicologia, da ética profissional, me abriu também a sua biblioteca e, posteriormente, sua vida, me permitindo ser seu amigo, coisa que muito prezo e tento honrar até hoje, apesar da distância e dos distanciamentos que a vida às vezes impõe. Falo de Israel do Nascimento Silva Filho, um pernambucano batalhador que foi adotado por Campina Grande e fez da cidade sua morada e o lugar de construção de sua vida profissional e pessoal. Pra mim, ele "é o cara"! Parabéns a todos os psicólogos e psicólogas e parabéns a Israel, meu mestre, guru e, pra minha felicidade, AMIGO, desde sempre!
Pra coroar o Dia do Psicólogo, dizem que hoje é o dia das 'duas luas' no céu. Não sei se vou ter tempo nem disposição para vê-las (a lua e marte, me parece), pois nem sei se a memória vai me ajudar pra que mais adiante eu conte pros meus netinhos ou, sei lá, se eles vão dar alguma atenção pro fato de eu ter sido um coincidente privilegiado por ter visto tal fenômeno.
MORAL DA HISTÓRIA: pr'eu sonhar, uma lua me basta!

Um comentário:

Socorro Dantas disse...

Você também merece nossos parabéns, meu caro! E vamos seguindo em frente, com uma ou duas luas...Como já disseram por aqui, uma lua só me basta!