5 de novembro de 2008

VALE DO PIANCÓ

Meu amigo Orlando Ângelo, professor da UEPB, jornalista e cronista nas horas vagas, é o único piancoense que eu conheço. Aliás, conhecia apenas ele, até ontem. Designado pela magnífica reitora para ir até a cidade de Piancó para representá-la num debate sobre expansão da UEPB para aquela cidade, lá estive ontem para dar conta da tarefa. E conheci muita gente. Viagem no final da madrugada, paisagens caririzeiras e sertanejas enchendo os olhos, motoristas imprevisíveis fazendo das suas, parada básica n entrada de São Mamede pra recarregar as baterias (o melhor restaurante de beira de estrada que já vi até hoje) e chego à cidade bem antes do horário previsto pra o início. Chego ao local antes de todos. Uma hora de atraso, ansidade, palesta e debate de duas horas e meia e uma certeza: como o povo paraibano acordou para o fato da importância de uma instituição de ensino superior. Não há cidadezinha de porte razoável (quer seja cosiderada pólo ou não) que não reivindique hoje um campus da UEPB para si. As pessoas, e os tradicionais políticos, identificam hoje na universidade um fator importante para o desenvolvimento local, para além do status de ter uma base de ensino superior em sua cidade. Se a UEPB, UFPB e UFCG fossem se instalar em todos os lugares onde reivindicam, sobraria até pra Algodão de Jandaíra... e, claro, pra Juazeirinho. O certo é que a UEPB, com sua autonomia financeira, uma gestão eficiente e zelosa com o dinheiro público, buscando rigorosamente cumprir os princíoios constitucionais no tocante à Administração pública (a história do L.I.M.P.E.), tem obtido um êxito incomparável e tem se tornado aspiração de todo o estado ter um pólo, um campus, uma faculdade, o nome que seja, da Universidade do Estado da Paraíba vinculado à sua história. Novos tempos, novos desafios, novas pessoas, novos projetos, novas soluções... o dever nos chama e a criatividade é um fator indispensável aliada à capacidade política em oferecer respostas exeqüíveis e sintonizadas com um presente de muitas mudanças e um futuro abarrotado de esperanças. De minha parte, confesso a enorme alegria de ser contemporâneo deste movimento e contribuir para impulsioná-lo. Trabalhar já é bom quando se é bem remunerado e quando ainda possibilita a obtenção de prazer... aí o bicho pega! Gosto disso!

5 comentários:

Taiguara Rangel disse...

"Meu amigo Orlando Ângelo, professor da UEPB, jornalista e cronista nas horas vagas, é o único piancoense que eu conheço. Aliás, conhecia, até ontem."

Já estava ficando triste, achando que ele tinha morrido! kkkkkkkk

Anônimo disse...

é verdade, pelo incicio dramatico... foi mal! rjr

Anônimo disse...

Grande líder!
Fiquei envaidecido e emocionado por ter sido motivo de inspiração para o início do seu artigo sobre a expansão da UEPB. Belo "gancho" (risos) pra começar sua lúcida redação. Mas, como sempre, você é uma das pessoas que integram a competente gestão da reitora Marlene Alves, que faz a melhor leitura do momento de desenvolvimento e cosolidação em que se encontra a nossa Universidade. A visibilidade e a importância que a Universidade Estadual tem, atualmente,para o nosso estado são inquestionáveis. Você é um dos integrantes que mais tem contribuido com esse processo de crescimento da nossa Instituição, razão pela qual, descreve tão bem a fase de evolução em que se encontra a UEPB. Tomara que a Universidade Estadual seja logo implantada em Piancó, para que possamos nos tornar a Capital Universitária do Vale.

Parabéns pelo artigo e saudações sertanejas,
Orlando Ângelo

Anônimo disse...

Caro Rangel Júnior,

Estava procurando um material sobre Waldir Porfírio na Internet já que irei cobrir o evento de comemoração aos 23 anos de estadualização da UEPB no qual será lançado o livro dele, e encontrei por acaso esse seu blog. Muito bom o conteúdo dos seus textos, tudo tratado com muita musicalidade, de forma criativa, que dá gosto de ler, assim não podia deixar de ser. Com relação à nossa querida UEPB, gostaria de deixar aqui registrado aqui o orgulho que tenho em fazer parte dessa Instituição que tem uma história belíssima de luta e crescimento, e sob o comando da reitora Marlene Alves e seu, tem muito a crescer ainda. Tal a coincidência que justamente no artigo de hoje você também citou outra pessoa que eu admiro e respeito profundamente, que é o professor Orlando Angelo, com quem eu tenho aprendido muito. Enfim, gostei muito dos seus artigos, e agora que descobri seu blog vou virar leitora assídua.

Atenciosamente,

Juliana Marques

RANGEL JUNIOR disse...

Fico feliz em poder falar algo para pessoas que têm o que ler, pensar e dizer. Há vida inteligente ainda neste planeta. Feliz por suas palavras generosas.
Um abraço fraterno.