25 de março de 2009

COPACABANA TEM DE TUDO

Dizem que o mar devolve tudo que lhe é dado sem que ele queira. Tem até um ditado antigo que diz: 'água me deu, agua levou'. Pois bem! Inaugurei a areia da praia de Copacabana substituindo a caminhada na calçada pelos pés na areia macia e qual surpresa não tenho? Um menino (assim que nem Vinícius) caminha com o pai brincando e lhe dou de presente uma bolinha de tênis (isso mesmo!) que havia recebido há pouco de presente. Depois de uns vinte minutos de 'toque de bola solitário, apenas chuto em sua direção e não preciso dizer nada. Está presumido (minhas lições de Bakhtin...) que é um presente e ele já sai brincando. Bate uma saudade... Maré subindo, às 7 da manhã, tem de tudo na praia: tem tampas de garrafas pet aos montes, tem canudo, tem bituca de cigarro, tem boneco de pano, tem peixe morto, tem garrafa de água mineral, uma com xixi outra vazia, tem pedaços de madeira, tem camisinha na embalagem com prazo de validade vencido, tem pedaços de brinquedos, tem estrangeiro aos montes, tem água gelada que engelha os pés, tem isqueiro quebrado, tem copo descartável, tem pequenas plantas da flora marinha, tem gente caminhando, tem padaços de pano, tem pescadores, tem gente armando barraca, tem banhista espichado ao sol feito lagartixa em lagedo, tem matuto da Paraíba, tem rolha de vinho (resquício de comemorações!), tem um sol escondido... tem até sonhos perdidos pela areia, que algum distraído deixou cair. Hora de trabalhar... Vida que segue...

3 comentários:

Anônimo disse...

Coisa boa é receber a postagem no meu e-mail! Gostei da novidade. Copacabana e vida que segue. Mar, areia, gente que vai e gente que vem... Vida que segue, vida que segue.

Anônimo disse...

Olá Júnior,
Surpresa boa passar por aqui e perceber que vc tá 'parindo' coisas lindas todos os dias! É isso aí amigo, "saudade assim faz doer e amarga qui nem jiló"...e faz o 'caba' produzir um bocada de coisa bonita. Pelos textos já entendi que vc está pelas bandas do Rio de Janeiro 'construindo sua história' e arrematando mais um bem no leilão da tua vida!
É isso aí amigo. Bons estudos, boas caminhadas, bons sonhos, bom retorno!
Parabéns pela produção e sucesso nessas mais recentes conquistas.
Abração!

RANGEL JUNIOR disse...

Beleeeezzzzaaaaaaaa!
Bom tê-las por perto! Muita gentileza! Vocês são o fino do fino da gentileza!
Pior é que no mundo há muita gente lesa... rsrsrsrs pra não perder o trocadilho que aprendi com uma professora muito gente boa!!!
xêros mil!