24 de abril de 2009

SORRIR SEMPRE, MESMO NA M...

"Quem não sabe sorrir não deve abrir uma loja" Provérbio Chinês
O provérbio em epígrafe só é contrariado por Seu Lunga, aquele senhor comerciante de Juazeiro do Norte que ficou famoso no Brasil inteiro. A repórter pergunta: - Seu Lunga, esse ventilador está funcionando? E ele responde: - Não! A senhora num tá vendo que ele tá parado? A moça insiste: - Ô, Seu Lunga, eu perguntei se ele estava quebrado! E ele muito sereno: - Então faça a pergunta do jeito certo! Mas a idéia inicial era falar sobre sorrir sempre. Pois não é que na caminhada matinal eu pisei num belo 'montinho' produzido por um cachorro no calçadão de copacabana. A primeira expressão não poderia ser outra: MERDA!!! Aí eu pensei: LITERALMENTE!!! E caí na risada enquanto limpava o tênis! Já que essa palavrinha mágica se presta a mil utilidades em nossa maravilhosa língua, a depender da entonação, o fato não alterou minha vida a não ser um minutinho parado e a necessidade de lavar o 'solado' do tênis depois! As pessoas em geral são muito educadas por aqui quando saem com seus cachorros, grandes e pequenos. A maioria delas sai com um saquinho plástico ou com toalhinhas de papel, ou mesmo uma folha de jornal. Nada mais simples, o Zero Cinco faz cocô na calçada e seu dono se responsabiliza pela limpeza e a colocação do material orgânico reciclado em seu devido lugar, no lixo. Como nem todo mundo atingiu esse nível de compreensão, de civilidade, é necessário passar por esses 'apertos'. Lembrei que em frente à minha casa (minha casa mesmo em Campina Grande) quase todos os dias passa um cidadão (ôps! não merece esse título) com um gigante cão Rottweiler e parece que ele fareja algo e faz sempre o 'serviço' na calçada ao lado. Noutro dia fez exatamente na minha calçada, onde passa a roda do carro quando sai da garagem. Lá vou eu limpar merda dos outros. Confesso que não é nada agradável. Da mesma forma que aquelas pessoas que passam por um trauma grande, um drama familiar e coisas assim e depois despertam pra certo voluntariado, campanhas, ONGs, para lutar pela mudança daquilo que provocou o trauma, estou pensando seriamente em iniciar uma campanha solitária: faço um cartaz, imprimo (em ofício mesmo) e sempre que encontrar um 'montinho' ponho o cartaz embaixo com o seguinte: CUIDADO! UM CÃO CAGÃO E SEU DONO MAL EDUCADO PASSARAM POR AQUI! Detalhe: vi que algumas pessoas sorriram de leve ao me verem rindo da minha pisada na m... Estragar meu dia só por isso? Vida que segue...

3 comentários:

Aninha Santos disse...

Aqui em Brasília também tem muito cachorro. Penso que as pessoas precisam de algum contato com a vida, com coisas vivas e aí preferem os cães às pessoas. Confesso que em alguns momentos até acho a troca justa. O problema é que a grande maioria não atingiu o grau de civilidade que vc comentou aí... O comum é ver cocô de cachorro por todo lugar, enfeiando os jardins e complicando a vida dos pobres mortais nas praças e até nos parquinhos da criançada.

Tudo isso para dizer que gostei do cartaz , e penso que a campanha seria bem válida aqui na capital federal.

Beijo grande e feriado de maio estarei em Campina. Bora?

KÁTIA LIMA disse...

SOU MUITO BESTA...KKKKKKK ... FICO SORRINDO SOZINHA COM TUAS COISAS.E HOJE EU TÔ SÓ ALEGRIA!
CUIDADO VIU, PARA NÃO PASSAR DE CAÇADOR DE ARCO-IRIS PARA CAÇADOR DE M...
BRINCADEIRINHAAAA... KKKKK.

ABRAÇOSSSS

RANGEL JUNIOR disse...

Então dois dos objetivos da minha produção foi atingido. Aninha refletiu e já vamos "engatar" um movimento nacional... rsrsrsrs e Kátia sorriu mais ainda! Maravilha! Realmente, é melhor sorrir... sempre... bjs.