10 de abril de 2009

CINEMA BRASILEIRO

Assisti há alguns dias ao filme indiano ganhador do Oscar, QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO, e saí do cinema com uma sensação muito boa, muito bacana, eu diria, até meio esquisita. Era como se tivesse acabado de assistir a um filme brasileiro na 'nova' safra dos últimos 10, 15 anos. O filme em tudo se parece com a estética das produções nacionais. Quem já assistiu pode pensar por este lado e ver se eu estou completamente enganado. Quem não viu ainda e puder assisti-lo preste bem a atenção neste aspecto. Movimentação das câmeras, tempo do filme, cortes e transição de cenas, roteiro, atores com jeito de gente comum, as locações, a fotografia, a linguagem direta, cortante, conteúdo mesmo... tudo (abstraindo a questão da língua) me deu a sensação de que assistia a um filme nacional. O filme é um barato e apesar de alguns clichês (qual forma de arte na modernidade consegue se esquivar completamente deles?) tem de tudo em termos de ingredientes para um grande filme. Creio até que com a mesma disposição de espírito dos julgadores, algum dos brasileiros que disputaram a estatueta nos últimos anos teria levado a melhor. Afinal, a Índia tem mais poder e dinheiro que o Brasil, pois não? Sei lá, mas acho que isso pesa. Vale a pena ver!

Nenhum comentário: