23 de março de 2010

BBB - BIG BESTEIROL BRASIL - II

No dia 10 de fevereiro postei um comentário sobre este assunto. Apesar de estar livre de assistir (viva o controle remoto!) ninguém está imune aos pop ups, às inserções surpresa na TV, às "matérias" de capa...

O portal vermelho publicou artigo (que eu considero) arrasador do Sr. Washington Araújo analisando o BBB da (ainda) poderosíssima Globo.

Segue o trecho final. Se quiser ler o artigo inteiro, visite o portal vermelho na internet.

"O Big Brother Brasil é autoexplicativo. Mesmo quem diz que nunca assistiu consegue rapidamente formular opinião sobre o programa. Até porque é de longe fonte primária para o jornalismo de frivolidades — também conhecido como de entretenimento —, crítica de televisão e, na verdade, reedita o velho colunismo social dos jornais impressos. Só que bem mais ao gosto dos dias atravessados que vivemos, com direito a pergunta em rede nacional em horário nobre tão instrutiva e recatada quanto: "Você é ativo, passivo ou ambos?" E a resposta de supetão: "Nessa idade, eu sou tudo".

À sua maneira, os participantes se põem a conversar sobre tudo e todos, sobre tudo e nada. É uma pena que não consigam elaborar em 90 dias perguntas que façam a vida valer a pena. Penso em busca de respostas para questões essenciais: todo mundo é corrupto ou depende das circunstâncias? Você toparia tudo — mas tudo mesmo! — por dinheiro? Todo mundo mente, faz intriga, é fofoqueiro, traíra ou X9? Existe algum ser humano que seja confiável quando há muito dinheiro em jogo? Por que tenho medo de lhe dizer o que eu sou?



É que ainda não entendemos que a pior tragédia na vida de um homem é aquilo que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo. (grifo meu) Não preciso escrever mais nada, né?"


* Washington Araújo é mestre em Comunicação pela UnB e escritor

Um comentário:

Medusa disse...

Bravooooo gostei do seu comentario sobre o Big Brother...eu assisto! O que é uma pena pois é alienação total!