2 de maio de 2009

1001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER

Há algum tempo foi publicado um livro com o sugestivo título 1001 discos para ouvir antes de morrer. É o resultado de uma seleção feita por “90 jornalistas e críticos de música internacionalmente reconhecidos” e apresenta uma lista daqueles que, aos olhos dos 90 escolhidos representariam uma “rica seleção dos álbuns mais inesquecíveis de todos os tempos”.

Segundo sinopse de divulgação, “abrangendo desde as origens do rock ‘n’ roll nos anos 50 aos mais recentes sucessos, este livro vai guiar você por diferentes tendências sonoras e mostrar o poder que a música tem de representar as aspirações e os sentimentos de toda uma geração”.

Afirma ainda que “embora grande parte do livro seja dedicada ao rock e ao pop, há também dezenas de boas indicações de jazz, blues, punk, heavy metal, disco, soul, hip-hop, música experimental, world music, dance e muitos outros estilos”.

Quem me conhece sabe da minha paixão pela música brasileira, mas também sabe que não sou xenófobo ou preconceituoso. Minhas primeiras idéias e ensaios de composição musical foram a partir de músicas internacionais de sucesso no rádio, lá pelos anos 70 quando eu, ainda criança, gostava de inventar letras em português (como paródias) para canções que eu achava belíssimas (é o poder da música), mas não entendia patavina do que se dizia. Aliás, da mesma forma, continuo entendendo muito pouco.

Há um site onde os citados 1001 discos estão disponíveis pra baixar em seu computador. Como sou curioso e gosto de exercitar sobre o assunto, já baixei mais de 60 títulos e confesso que tenho 'pano pras mangas' por um bom tempo.

Quem desejar conhecer, não precisa fazer nem cadastro para baixar os discos completos. Algum interesse pessoal sobre algum disco e eu posso enviar numa boa. Seria uma espécie de 'serviço' em forma de gentileza pelo carinho da presença e da visita nesta minha 'casa virtual'.

Andei ouvindo alguns dos anos 60, Bob Dylan, The Beach Boys e Beatles, assim como muita coisa, pra mim totalmente nova, dos anos 50 que me deixaram maravilhado. É uma 'viagem'!

5 comentários:

KÁTIA LIMA disse...

BOM DIAAA!

VIAGEM?
VIAGEM VAI SER QUANDO EU TE MANDAR UMA LISTAGEM DO TAMANHO DE UM TREM...KKKKKK!
ISSO SIM, SERÁ UMA VIAGEM KKKKKK..
ME AGUARDE.

BESOS, BESOS... E UM FIM DE SEMANA DE ALEGRIA.

RANGEL JUNIOR disse...

Olá, Kátia! Um feliz fim de semana pra você também. Inté!

Débhora Melo disse...

Olá Rangel!

Muito bom saber que tens algumas reliquias guardadas a nossa disposição.
Gosto muitissimo dos Bee Gees e The Carpenters , assim como de Edith Piaf.
Se tiveres algo desse meu universo musical, fico agradecida.

Um abraço,

Débhora Melo.

RANGEL JUNIOR disse...

Beleza, Débhora! Por falar em Piaf, fiquei tentado a comentar o filme, mas fiquei 'travado', pois gostando demais da cantora fiquei com medo de ficar entre o elogio gratuito e a análise fria do filme que é muito bem feito, emocionante, denso e com uma interpretação arrasadora da atriz Marion Cotillard, que ganhou o Oscar.
Darei noticias.

Débhora Melo disse...

Assisti o filme e achei encantador.
Várias passagens que emociona, como já quase no final na praia, em que ela concede a entrevista, palavras embriagadoramente maravilhosas.
Também assisti um dvd em que Bibi Ferreira interpretava Piaf, estupendo!

Um abraço,

Débhora Melo.