14 de maio de 2009

PORQUE O INSTANTE EXISTE

Eu canto porque o instante existe

E a minha vida está completa

Não sou alegre nem sou triste...”

Cacília Meireles

Um clima quase de festa foi o que encontrei ao adentrar o Picanha 200, restaurante tradicionalmente vinculado aos cantores, compositores e músicos campinenses, ponto de encontro carimbado de alguns tantos outros artistas como Capilé, Shaolin, Dimas Xavier, Pepysho Neto, Daera... que sentem-se em casa na presença de Napy, o proprietário.

Noite de terça-feira, casa não lotada mas com aquilo que se poderia chamar de 'quorum altamente qualificado', amigos para todos os lados, Camilla e Vinícius (que ainda cantou Florbela de longe) e algumas autoridades artísticas (como Shaolin e Capilé) que foram lá 'pra me ver'. Uma honra enorme. Sem contar que, numa terça-feira à noite, muitos amigos (principalmente da UEPB) fizeram um verdadeiro sacrifício por conta do necessário acordar cedo no dia seguinte.

Subo ao palco quase à meia-noite (o que considero um desrespeito para a maioria das pessoas que acreditava que isso acontecesse no máximo às 23h) e, depois de alguns entreveros com o sistema de som, quando tive que tecer comentários loroteados pra entreter o público contra a chatice dos testes de som, inicio os primeiros acordes de Madeira de Lei.

Doze canções ao todo, incluindo as inéditas Quem Sabe, Trindade do Forró e Menina Bonita, esta última já gravada pelo baiano Flávio Baião. Samba acompanhado de Violão, Cavaquinho, baixo, sanfona, zabumba e triângulo.

Como anunciei, foi meu primeiro show do ano na cidade e, provavelmente, o penúltimo. Deverei cantar apenas em Novembro quando da gravação do DVD, se assim o governo do Estado me permitir, liberando os recursos do "Projeto Nordestino Brasileiro", aprovado desde 2008 no FIC.

Oswaldo e equipe da TV Itararé, jornalistas Arão de Azevedo (com a sócia conjugal), Flávio Petrônio e amigos; Turma de professores de Psicologia e do CCBS inteiro, incluindo Eduardo e Railda, que serão os futuros diretores do Centro, Célia Regina (com Ítalo) e Elza (da PROAD), Pereira (da PRRH) e ainda Marcionila (da PRPGP, que "assinou o ponto"); Zé de Cazuza e Núbia; Sabino Rolim e Gerusa (uma exceção considerável pra uma terça-feira); Juarez Fernandes e Jota Gil, do CCT; até Loiola e Henry Guerra (ex-violinista de sucesso e agora Luthier de sucesso); Um montão de gente que sei estava doida pra ir, mas não podia, mais um montão de gente que, mesmo sendo injusto em não citar nome a nome aqui, estava lá pra curtir. Presença garantida de Hipólito Lucena, que além de apoiador permanente ainda deu uma canja no registro integral em vídeo. A lista é enorme. Brito e Sônia, Deise & Cia, Renato Kilpp, Laércia com amigos...

Teve até pedido de bis e achei que foi honesto, não pra fazer "média com o amigo". Empolgado ainda cantei mais duas, sendo uma inédita (sem ensaiar).

Noite muito especial. Comigo no palco: Jorge Ribbas (viola e cavaquinho, além da direção musical), Nenen Macedo (sanfona), Hélio Vigolvino (excelente novidade no contrabaixo), Dimas Xavier (triângulo e geringonça) e Erivan Ferreira (zabumba).

Um registro especial pro show que antecedeu ao meu, com Fidélia Cassandra. Um show autoral, intimista e poético ao extremo, como sempre faz a poetisa, compositora e cantora.

Daqui a uns dias publico vídeo no youtube e aqui no blog, além de fotos registradas por Paizinha, grande raposeira.

Se cantar é bom, cantar pra muita gente que escuta, presta a atenção e ainda cantar pra muitos amigos não tem preço. Uma alegria e felicidade só. Saí de lá todo ancho. Dormi o sono dos justos!

5 comentários:

Aninha Santos disse...

Pôxa,que pena que eu não vi esse show. Trate logo de postar esses vídeos! Acho que é a primeira vez que não vejo as inéditas junto com todo mundo (senão antes), bateu até tristeza.

Saudade de tu! Xêro...

Aninha Santos disse...

Pôxa,que pena que eu não vi esse show. Trate logo de postar esses vídeos! Acho que é a primeira vez que não vejo as inéditas junto com todo mundo (senão antes), bateu até tristeza.

Saudade de tu! Xêro...

KÁTIA LIMA disse...

EITA SÔ, QUE O CABA É ARRETADO DE BOM.. KKKK...

POIS É AMIGO, VOCÊ DEVE SER MERECEDOR DE MUITOS OUTROS BIS.

PARABÉNS.

BESOS, BESOS...

KÁTIA LIMA.

ALFRAPOEMAS disse...

Velho poeta...

Não me faltou o convite, a vontade, nem a confiança no cantador... O que me faltou anda faltando nos embutidos bisacos laterais das calças de muita gente boa. Ouvir uma boa moda sem uma “carraspana” descendo de goela abaixo ninguém merece... Por isso não dei as caras por lá, mas, estou curtindo a repercussão que ainda está tendo o evento.
Fazer o quê?
Na próxima a gente confere, velho poeta!

Alfrânio.

Anônimo disse...

Minhas prezadas! Caro Alfrânio!
Uma pena mesmo, pra mim, vocês não estarem lá. Foi um grande momento e me 'deu corda' pra continuar insistindo.
Quem sabe em Novembro consiga grava o tal DVD?
Abraços!
rjr