Palavras e imagens. Impressões e olhares sobre o mundo e as relações. Um pouco de cada coisa: educação, universidade, cultura, arte, política, gente...até poesia e outras formas de escrita.
20 de julho de 2009
A PROPÓSITO DO DIA DO AMIGO
Amigos são como nuvens, você não os vê, às vezes, mas eles estão lá! Em algum lugar eles estão!
Os seres humanos precisavam viver perto, viver juntos. Era uma questão de sobrevivência para continuarem sendo isso, humanos. E dando-se conta do quanto era chato tal necessidade inventaram o amigo.
Não bastava estar perto, não bastava estar junto, não bastava ser um apoiador do outro. Os humanos acharam por bem de inventar a amizade. Amizade é essa coisa esquisita que faz com que as pessoas fiquem perto estando longe, sejam presença quando a geografia e o cotidiano dizem pra ser longe.
Longe? Onde é mesmo tal lugar? E desde quando a gente realmente não se fala? E desde onde a gente de fato não se vê? Pro amigo não existem tais situações. Você simplesmente recorda, revive, revê uma foto antiga, relembra, encontra e aí não existe essa de não estar perto.
Amigo, mas amigo de verdade, diuz o dito popular, é como colhão de porco: está sempre junto! Pra mim, quando um amigo não está junto está por perto e quando não está por perto está nalgum lugar que a gente não sabe, mas está dentro. Tão dentro que basta um lampejo de relembrança, uma faísca de memória e lá vem ao lado de sua companheira inseparável, a saudade.
Ora, quem disse que estivemos tanto tempo sem nos vermos? Parece até que foi ontem! Parece que nunca deixamos de nos falar. Parece que não mudamos, parece que nem crescemos, meu amigo, minha amiga! Mas crescemos tanto que sobra lugar pra mais amigos e o seu continua aqui.
Dia do amigo deveria ser todo dia! Na verdade, todo dia é dia do amigo, dia da amizade, dia de celebrar a vida e esse jeito bonito de seres humanos se sentirem importantes.
Já pensou como você se sente importante quando descobre que um (a) amigo (a) o (a) reconhece como amigo (a)?Amigos não se separam pela pele, por membranas. Amigos não se exploram. Amigos não usufruem um do outro. Amigos não se bastam a si mesmo, precisam saber que o outro existe. E quando o outro não existe mais fisicamente continua existindo na lembrança.
Amigos são mais que irmãos, que a gente ganha de presente, com informação genética parecida, pai, mãe e casa. Amigos a gente planta, cuida, rega e nunca poda. Deixa que a natureza faça sua parte. Mas, a parte fundamental somos nós que fazemos. Amigos são mais que irmãos porque são construção permanente, sem projeto. Amigos são como música, mas não precisam ser tocados pra existirem, porque são tocados por sonoridades inaudíveis, são executados por instrumentos inexistentes fisicamente. Aliás, sentimento é física? Se não for deve ser ao menos energia em movimento. Então é coisa que não se pega, não se apalpa, não se toca, mas nos toca!
Amo você, meu amigo, minha amiga! Pra mim, dia do amigo é hoje, é agora! Quando precisar de um ombro, de uma mão, de um olhar, de um gesto, de uma palavra, de um colo, aqui estarei. E se não precisar de nada, não se preocupe. Nossa amizade não precisa de nada, apenas de continuarmos sendo eu e você. Haja o que houver você continuará existindo dentro de mim! Apenas isso!
Publicado originalmente em 01.08.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Caro Júnior,
Se você deixar, assino embaixo de tudo o que vc escreveu!
Pela alegria e honra de me sentir sua amiga, agradeço pela sua existência e mando o meu abraço especial pelo Dia do Amigo.
Meu amigo Júnior,
Não ouso comentar seu texto (que está mais para um poema dos melhores), de uma grandeza ímpar, assim como são todos os seus escritos. Entretanto, quero deixar registrado o meu mais caloroso abraço, não pelo dia de hoje, mas pelo sabor da sinceridade que possui o seu peito e nos demonstra todos os dias. Como é bom ser seu amigo e como insisto nesta reciprocidade.
Um abração!
Alfrânio.
Meu pai, meu amigo, meu irmão.
FELIZ DIA DO AMIGOOOO... MEUS AMIGOS ADORÁVEIS.
ADOREI, AMEI O TEXTO.
BESOS, BESOS...
Postar um comentário