8 de dezembro de 2008

PISCA-PISCA

Vinícius aprendeu, há uns três dias, a pronúncia correta da palavra pisca-pisca. Era uma gracinha a expressão sem o uso da lestra S. As crianças são assim, vão crescendo e agindo às vezes como um adulto em miniatura. Sua memória prodigiosa, por exemplo, vez por outra tem dado um nó em nosso juízo.

A alegria dele no acompanhamento da montagem da árvore de natal, quase todas as noites em ligar o pisca-pisca do Mandacaru, que é o meu Pinheiro, como diz a bela canção de Eliezer Setton, Natal Nordestino.

"Eu pensei que todo mundo Sem primeiro nem segundo Fosse filho de Papai-do-Céu

Eu pensei de brincadeira Numa vida de primeira Onde eu tenha o que eu queira De verdade em vez de no papel

Eu pensei e ainda penso Que o amor e o bom senso Vão reinar pra gente ser feliz Eu pensei bem do meu jeito Que eu também tenho direito Ao Natal do meu país

Meu pinheiro é meu mandacaru Com enfeites de algodão Alpercata no terreiro Os Reis Magos três vaqueiros Aboiando no Sertão

Meu pinheiro é meu mandacaru Cada um é nosso irmão E o Natal, se verdadeiro, Há de ter o ano inteiro Paz na Terra aos bons de coração."

Em tempos de jingle bell nada mais perfeito para embalar as festas de final de ano. Infelizmente não localizei o audio na internet, nem mesmo no youtube para que você pudesse ouvi-la. Creio que vou fazer eu mesmo.

Com um pouco de tempo, mais tarde devo postar uma foto histórica do natal lá em Juazeirinho, ali, por volta de 1968. Com direito a comentário, claro!

Nenhum comentário: