21 de fevereiro de 2008

MANDACARU E RESISTÊNCIA

Pode parecer a mesma flor, mas não é. Três dias depois seria impossível. Veja a data. O Mandacaru é símbolo de resistência na cultura popular nordestina, principalmente no que toca à caatinga, ao sertão, ao cariri e tudo o que se refere aos meios corajosos de sobrevivência do povo da região.
Ontem, foram quatro flores, todas fotografadas. Fizeram pose e tudo. Desvendei a nudez das flores do Mandacaru. Parecia um JD Duran. Aliás, noutro dia disseram isso de mim e respondi que, no máximo, eu seria um "JR durim".
Dois botões não estão mais recebendo seiva e já deram sinais de decomposição. Dos quinze, creio que uns 10 a 12 deverão abrir normalmente.
Têm sido assim minhas noites de farra. Assistindo a farra do Mandacaru em meu parco jardim.
Hoje abriram duas flores novas. Amanhã, quem sabe?
Este Mandacaru merece estar vivo.
Foi capturado no jardim de um hotel em Natal há uns 10 anos. Plantado em um jarro apropriado ele cresceu e passou da minha altura.
Depois de minha viagem a Fortaleza, entre 2001 e 2003 ele ficou literalmente 'entregue'. Quando retornei estava amarelado, compridão, desconsolado... ao ponto de tomar a decisão, orientado por um especialista, de cortar uma 'semente' (pedaço de uns 40 cm) do mesmo e plantar no quintal.
Aquele tronco que estava pra ser dispensado, reagiu ao ficar por sobre uma montanha de massame, no chão, e as respostas são positivas. Aquele velho ditado"quem procura, acha".
Quando retornei do Ceará seus galhos estavam amarelados e franzinos, foi retirada uma semente para o poeta Arievaldo Viana, do Ceará, e alguns meses depois o tronco de mandacaru, que já deveria estar morto, começa a fazer botar pequenos olhos em seu corpo.
Quem haveria de não se dar conta que a natureza estava falando alto? Gritando?
Até que ponto nós também não somos um pouco assim?
Hoje, é o mandacaru que me agradece e agradece a quem dele cuidou. Assim, me presenteia com este maravilhoso espetáculo, que divido com você.
Nosso compromisso é com um projeto. Com a vida! O restante a gente conversa depois e o mandacaru já deverá ter perdido as flores.
Que espetáculo! Você é capaz de imaginar!
Ah, uma rede e tempo disponível!

3 comentários:

XICO BIZERRA disse...

tive acesso ao seu trabalho através de Santanna e considerei-o de alto nível. Parabéns.
XICO BIZERRA

Anônimo disse...

Semelhanças, semelhanças... É bom lembrar a trajetória do mandacaru... De minha parte achei minha flor preferida, me identifiquei com a filosofia da bichinha. Por enquanto, como não dá pra plantar, vou postar no meu blog tb, só pra embelezar o ambiente que anda meio abandonado. XÊro no ôi. Ana

Anônimo disse...

teste