28 de julho de 2012

GUILHERME, UM CAMINHANTE


Depois de várias tentativas, ensaios e erros, o dono deste maravilhoso sorriso deu ontem seus primeiros passos de verdade. Agora não quer mais parar.

Ninguém forçou a barra. Segurávamos em sua mão e ele fazia a festa quase dando pulos. Pedíamos pra ele vir andando e ele dava um ou dois passos, abaixava e vinha engatinhando. Ontem resolveu que chegou a sua hora e fez a sua e a nossa festa.

Não tenho como dizer-lhe algo complexo de modo que compreenda à exatidão, pela tenra idade, mas escolherei boa hora pra sussurrar-lhe ao ouvido e ficar em paz com minha consciência. Resolvi escrever-lhe uma carta. Espero que um dia possa lê-la.

"Querido Guilherme. (Poderia ser Taiguara ou Vinícius)

Hoje você deu seus primeiros passos, algo muito importante para nós humanos. Ficamos todos muito felizes com sua desenvoltura, seus passinhos trôpegos, sua alegria contagiante.

Prepare-se, meu filho! Serão milhares, milhões de passos daqui por diante. Portanto, serão muitos também os obstáculos em sua caminhada. Muitos tropeços e muitas quedas virão.

Em muitos momentos caminharei a seu lado e noutros apenas estarei por perto para oferecer-lhe a mão e ajudá-lo a levantar. Noutros, a mãe, um irmão, um/a amigo/a farão isto. Porém, prepare-se para em muitas das quedas ter que levantar-se sozinho. Mas isto não será tão ruim. Serão lições que a vida haverá de lhe ensinar e espero que você encontre um jeito de não deixar esmaecer esse esplêndido sorriso, pois ele também o ajudará.

É verdade que toda caminhada começa com o primeiro passo. Saiba também que precisará escolher caminhos dentre os que a vida oferecer. Em muitos momentos isto será doloroso, mas terá que fazê-lo. E quando souber exatamente aonde quer chegar, tenha certeza, a escolha do caminho será mais fácil, o que não lhe dará a garantia de que acertará.

Mais que tudo, eu gostaria que você soubesse que terá que construir quase todos os caminhos durante a própria caminhada. E se ao final (muitas vezes o final é apenas um ponto de recomeço) não chegar aonde desejaria, não se aborreça nem se frustre por essa razão. Aproveite e desfrute da caminhada, pois muitas vezes é ela mesma, em si, a sua própria razão.

Vou parar por aqui, pois não quero cansar-lhe a paciência. Os jovens não gostam muito de conselhos. Mas espero que você receba estas palavras apenas como uma pista. Serão significativas e valerão de verdade as suas vivências, a sua própria experiência.

Vá em frente! Quando precisar recuar, acelerar, diminuir o passo lembre-se que o ritmo é de cada um, mas a vida também força a que o determinemos.

Um dia você tentará ensinar algo assim pro seu filho e espero que a vida seja generosa e me permita estar por aqui pra ver. Será exatamente quando você compreenderá a dimensão e o sentido do que digo agora.

Um beijo.

Seu pai."

4 comentários:

Anônimo disse...

Me emocionei. Penso nessa carta em 30 anos e fico extasiada com a força do laço entre pai e filho. ... E o pequeno Guilherme, cuja trajetória só conheço via redes sociais, já é um rapazinho! Viva a vida. Parabéns pra vocês! Beijo. Aninha

Anônimo disse...

O Guilherme dá força para caminhadas maiores que ele. Desejo que ele seja como o pai, firme na caminhada.
Do camarada Maxwel.

Ramiro Manoel Pinto disse...

Passo a passo ... como a leitura de nossos dias, feito um relógio ao pulsar os minutos no ponteiro em sua circunferência infinita num sentido único ... mas pode ser o ponteiro de uma bússula que segue e retorna a procura de um destino de horizonte ... Parabéns pela poesia ao Guilherme ... que Deus possa conduzir, guiar, proteger, iluminar e abençoar sempre sua caminhada e que ele siga os passos do Senhor ! Um forte abraço fraterno !!

Anônimo disse...

Um dia, quando Guilherme aprender a ler e entender suas palavras, vai com certeza se orgulhar do Pai que tem, assim como eu me orgulho de ter um Tio postiço, que um dia me disse um não, e logo depois me mostrou que era o certo, me parabenizando e comprovando que deu tudo certo e que tudo se consegue caso tenha-se empenho e força de vontade.. Hoje com minha caminhada em partes concluída, devo um muito obrigada jamais dito, mas que nunca poderia ser esquecido!!! P.S: "Queria mesmo ter sua idade e ter ido pra Bahia com vocês, sonharam e a partir do não de seu Cazuza e de D. Neide tomaram coragem e foram atrás de suas vontades"... Agora já pode adivinhar quem é!! Bjo com Carinho