2 de julho de 2012

AFINAL, NÃO HÁ FINAL!

Resolvi publicar, a pedido, mensagem que encaminhei à turma de Estágio I em Psicologia por ocasião do último dia de aulas. Segue!

Olá!
Chegamos ao fim do que poderíamos chamar de começo, ou de final da primeira parte do começo. Afinal, não há final! Cada começo é sempre um recomeço. Cada novo caminho traz um pouco da estrada que já percorremosy.
Há quase um ano nos encontramos e um estranhamento tomou conta daquele primeiro momento. Vocês, de olhos atentos, curiosos investigadores...ou diria que, em alguns casos, até assustados. Quem não se sente assim diante do novo não sabe o que está perdendo. De minha parte, sempre há aquela tensão do primeiro dia.
O olhar da surpresa, da inquietude, da dúvida, da curiosidade, da busca... São esses olhares que nos levam longe. É esta capacidade de sentir o mundo pulsando, de se emocionar diante dele, como novidade, que nos faz ser mais, um pouco mais próximos do que já fomos: animais em busca de sobrevivência.
Porém, deixamos de ser animais em busca apenas de sobrevivência porque tivemos a coragem de ir mais longe, de criar instrumentos, de superar obstáculos, de reinventar a vida, de imaginar as mudanças antes mesmo que elas ocorram.
Apenas os humanos (até que se prove o contrário) temos a capacidade de antevisão, graças à imaginação. Apenas nós desenvolvemos a inteligência ao ponto de edificarmos a casa inteira apenas como abstração.
Desta forma, podemos antever o futuro, ou um futuro. Melhor ainda, diria, vários futuros. O nosso futuro e o futuro da humanidade. Desta não poderemos nos separar. É a humanização do homem que deve mover a nossa ação, que deve guiar a nossa busca, que deve pautar e orientar o nosso fazer cotidiano.
Se vocês conseguiram chegar até aqui é porque um combustível invisível alimenta suas “máquinas” de pensar e sentir. Não é apenas sangue sendo bombeado dos seus corações. Não são apenas sinapses e reações químicas a cada milionésimo de segundo. Há um sentimento, e eu acredito nele, que instiga a curiosidade, que alimenta os sonhos, avisando que ainda há muito a ser descoberto, que o futuro pode ser de muitas conquistas, que a estrada pode não ter fim, mas como diria o poeta, valerá a pena a caminhada e as companhias em seu trajeto.
Sejamos todos caminhantes de uma longa caminhada. Estabeleçam lugares onde queiram chegar, mas saibam que ele será sempre um novo ponto de partida. Afinal, é de vida que estamos falando. Que a vida possa oferecer-lhes sempre bons desafios. Nos encontraremos sempre, aqui ou em algum lugar. Como diriam os compositoresW populares...

“Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação (…)
São só dois lados
Da mesma viagem.
O trem que chega
É o mesmo trem da partida.
A hora do encontro
É também despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar.
É a vida.”
Que a vida possa oferecer-lhes sempre bons desafios. Vocês irão comigo. Espero continuar com vocês.
Meu abraço.



y Mensagem do Prof. Rangel Junior à turma de Estágio I - Psicologia/CCBS/UEPB (Junho/2012).
W Fernando Brant & Milton Nascimento – Encontros e Despedidas.

Nenhum comentário: