9 de novembro de 2011

EU SOU APENAS O QUE SOU (?)


"Eu sou alguém livre/
Não sou escravo e nunca fui senhor/
Eu simplesmente sou um homem/
Que ainda crê no amor.
(...)
Eu sou um porto amigo sem navios/
Um mar, abrigo a muitos rios/
Eu sou apenas o que sou."

A frase da canção O Moço Velho, de Sílvio César, traduz reminiscências, mas também pode atualizar um presente em construção. Na verdade, somos obras inconclusas. Somos projeto em permanente adaptação e, se possível, aperfeiçoamento.

Quem acredita bastar-se a si mesmo/a nem se deu conta ainda de que precisa do outro para saber que é. Sem o outro não somos! Eis a essência de "ser humano."

Por esses dias andei aprendendo coisas novas, como sempre. Uma delas reforça uma tese antiga que defendo: não temos um controle remoto na mão, apertando botões e guiando o mundo. É preciso sempre permitir que aquele “outro” que nos completa se revele em sua plenitude de sujeito.

Não se trata aqui da ideia de amor romântico onde o outro seria uma espécie de “cara metade” ou a “outra metade da laranja”. Não! Somos cada um inteiro, mas inteiro incompleto, ou inteiro em construção, em movimento, pois além deste movimento existe o movimento “do outro”. É isso que precisa ser compreendido.

As dores de uma espécie de virose ou dengue (não sei ainda o que será!) me puseram em estaleiro noturno e, como não dá pra ficar lendo... bom, como não dá pra assegurar concentração pra leitura mais séria vamos às vivências ou experiências humanas.

Afinal, somos todos passageiros dessa fantástica experiência humana!

Na prática mesmo, ninguém é apenas o que é. Ou, dito de outro modo, não somos apenas o que somos, mas somos, além disso, o que somos para os outros e o que eles são pra nós. Confundiu? Deixa pra lá! É só um exercício...

2 comentários:

Débhora Melo disse...

Caro Rangel,

Muito boa suas reflexões do Eu/Outro.
Somos assim, complexos de nós mesmos... Me fez pensar e repensar na busca da satisfação e compreensão do outro.
Um abraço, Senhor Reitor.

Débhora Melo.

Débhora disse...

Errata: Muito boaS...rsrsrs! Sorry.

'Comi' o S.