15 de março de 2016

UEPB 50 ANOS


15de Março de 2016.
Bom dia, UEPB!
Hoje, somos todos Universidade Estadual da Paraíba.
Existe apenas uma UEPB. Uma Universidade real. No imaginário das pessoas, ou na maneira de cada um compreendê-la, ela pode ter mil faces, pode se mostrar de mil maneiras.
É que esta Universidade é diversa, multifacetada, plural por natureza.
Uma instituição que é única, singular e plural.
Não cabem em sua história, ou na análise dela, maniqueísmos simplórios de "ou isso ou aquilo". A UEPB é isso e aquilo.
A UEPB que faz 50 anos é a mesma fundada nos idos anos 60 do século XX, início da era sombria de ditadura no Brasil.
No seu Jubileu de Ouro, imersa em mais uma de suas históricas crises cíclicas, acompanha mais uma das históricas e cíclicas crises brasileiras. Desta feita, sem repetir o passado, porém com fortes componentes conservadores e mesmo reacionários identificados com aqueles que dirigiram um golpe de Estado, contra o povo brasileiro em 1964.
Compreender todas essas vicissitudes, penetrar no âmago desta realidade exige vontade de compreensão, mas acima de tudo utilizar instrumentos adequados para a análise e buscar um entendimento objetivo desta realidade, que é histórica e também conjuntural.
Portanto, os que fazem a UEPB de hoje e que celebram o seu cinquentenário, são signatários do presente e também herdeiros de sua história.
Esta Universidade é, ao mesmo tempo, semente, árvore frondosa e frutos.
Nós todos que a edificamos no presente, imbuídos dos mesmos propósitos pioneiros e alimentados pela mesma utopia visionária, acreditamos que o plantio e a rega de hoje serão bem aproveitados e compreendidos no futuro.
Se somos uma comunidade que prima pela razão como guia e o que nos mobiliza é a paixão pela educação, pelo conhecimento, nosso compromisso maior deve ser sempre no sentido de preservar, fortalecer e fazer germinar todas as sementes e vingarem todos os bons frutos que ora plantamos, regamos e outros tantos haverão de colher.
Que venham os próximos 50 anos e que essa trajetória seja sempre bem cuidada, que essa bela história seja sempre preservada.
#SomosTodosUEPB
Meu abraço!
Rangel Jr.

Nenhum comentário: