27 de novembro de 2010

MUDANÇA DOS TEMPOS NO AR

“Os produtos deste menu são sujeitos a disponibilidade. É proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, assim como o consumo de bebidas alcoólicas trazidas a bordo”.

Nada de novo no anúncio não fosse o local onde eu o encontrei. Num cardápio em voo da Gol, que agora é Gol-Varig. Aliás, estou num avião com a saudosa estampa da Varig, mas tudo dentro só lembra a Gol. Principalmente a barrinha de cereal, o refri ou suco, a dupla de rosquinhas num envelope.

Coisas modernas com jeito de coisas antigas. Já vai longe o tempo em que nos voos da Varig eram servidos verdadeiros almoços e jantares, em tavessinhas de porcelana, talheres de inox personalizados e à escolha do freguês, uísque, cerveja, vinho, vodca, campari... e até água! Tinto ou branco, senhor?Lencinhos umedecidos e perfumados para as mãos, balinha de chocolate com menta pra tirar o bafo de onça quando da chegada ao destino... huummm!

Nunca gostei da expressão antiga aeromoça e àquelas moças elegantes e de sorriso colgate, costumava chamar de garçonetes de avião. Afinal, tirando um quebra-galho aqui ou ali, na prática, elas não eram verdadeiras garçonetes que trabalhavam no ar? Depois que os passageiros passaram a ser tratados a pão e água, sua função havia mudado. Agora chamavam-nas comissárias de bordo. Pelo que estou vendo, mais que nunca elas voltaram a ser garçonetes de avião.

Foi um deus-nos-acuda quando anunciaram, depois do lanchinho, que serviriam lanches a la carte, de acordo com o gosto do freguês e a disponibilidade a bordo. Até cerveja e vinho, quem diria? As moças correram tanto neste corredor de avião que cheguei a imaginar que iriam ter um troço. E na hora do troco? Nossa!

Não gostei da observação (entre aspas lá no começo deste texto) no cardápio que, salvo engano, contraria o direito do consumidor. Ora, se eu paguei a passagem e estou sentado em minha poltrona, o que me impede de tomar minha Serra Limpa, já que não sou chegado a cerveja?

Próxima vez arriscarei minha garrafinha de inox, personalizada, já que mesmo levando uma Serra Limpa e uma Rainha a bordo, elas já têm dono certo e ansiosamente esperando para tê-las nas mãos. O medo também seria abrir aqui e com o bouquet enchendo todo o espaço aéreo não sobrasse nenhuma gota pra mim.

Minha vingança será maligna!

Nenhum comentário: