Palavras e imagens. Impressões e olhares sobre o mundo e as relações. Um pouco de cada coisa: educação, universidade, cultura, arte, política, gente...até poesia e outras formas de escrita.
26 de julho de 2007
EUA - Sós e Pobres
UMA HISTÓRIA INTERESSANTE PUBLICADA NO SITE DO JORNALISTA LUCAS MENDES.
"Pela primeira vez na história americana, o número de pobres aumentou cinco anos seguidos. Foi um crescimento de apenas 0,2% com relação a 2003, mas o importante neste caso é o acúmulo de anos pobres.
A economia cresce, e a pobreza também. Os economistas que defendem o governo explicam que a tecnologia e o comércio global são culpados pelas quedas nas rendas.
Os democratas culpam o presidente e suas reduções de impostos que beneficiaram mais os ricos do que os pobres.
Clique aqui para ouvir esta coluna na voz de Lucas Mendes
Numa irônica coincidência, o maior defensor da redução de impostos, o inspirador da doutrina econômica de Ronald Reagan conhecida como supply side economics, morreu no mesmo dia da publicação da pesquisa, que mostra cinco anos consecutivos de aumento de pobres.
O jornalista Jude Wanniski tinha 69 anos e morreu do coração. Em 74, ele estava num bar com outros dois economistas quando um deles resumiu num guardanapo sua idéia de reduzir impostos para aumentar a riqueza.
A partir daí, Jude Wanniski viveu em função da teoria.
Um outro número recém-revelado pelo censo mereceu bem menos atenção do que os números da pobreza, mas não é menos surpreendente.
Nos Estados Unidos, também pela primeira vez, há mais gente morando sozinha que em família.
Entre 1990 e 2000, o número de divórcios não aumentou, mas houve um aumento de 20% no número de solitários. E a maioria deles - 57% - é de mulheres.
Manhattan é a capital da solidão. 48% da população da ilha mora só. E como Bidget Jones, os quartetos de Seinfeld e de Sex and The City, eles vivem em busca de companhia".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário