15 de outubro de 2018

DIA DO PROFESSOR

Eu me tornei professor a partir de 1984.
Aquilo que eu fazia com o violão, com a física, a biologia e Língua Portuguesa. Descobri alguma habilidade para facilitar o aprendizado de outras pessoas, fui gostando de fazer aquilo e quando me dei conta já era professor.
Depois não parei nunca mais. Sinto-me realizado e gratificado pelas escolhas que fiz e não me imagino noutra profissão. Desde então escuto coisas bonitas sobre os professores e sua importância na sociedade. Em qualquer sociedade.
Somente na UEPB já se vão 30 anos de docência. Ainda continuo com a mesma chama de esperança e aquele friozinho na barriga toda vez que vou encontrar com uma turma nova, uma plateia nova, seja para uma palestra ou numa sala no início de mais um período.
Ainda continuo sonhando com um país que seja justo e efetivamente valorize os professores e professoras para além dos discursos e das campanhas, onde todos colocam Educação com grande objetivo de governo. Ah, agora também tem a segurança. Talvez mais adiante a educação saia das pautas eleitorais. Espero que, se isto acontecer, seja por termos resolvido a maior parte dos problemas e não porque outras coisas mais sensíveis ao emocional das pessoas passou a ser pauta essencial, mais atrativa para os votos dos incautos.
Sonho ainda com o dia em que os rapazes e moças mais destacados nas escolas de ensino médio desejem ser professores e professoras, não somente pela beleza da profissão, mas também por ser uma profissão valorizada socialmente e que ofereça uma recompensa material em forma de remuneração justa que permita aos indivíduos uma vida com dignidade.
Fosse elencar aqui os professores e professoras que continuam vivos em minha memória, que me serviram de exemplo, em quem me espelhei em larga medida para compor que hoje sou, certamente, a lista seria grande, mas não esqueceria ninguém.
A vida inteira tento fazer do meu trabalho junto a estudantes um tempo/espaço de reflexão crítica sobre o mundo, a ciência, a realidade, o fazer humano.Sempre que vejo o brilho nos olhos de alguém interessado/interessada no saber, atiçado pela chama do conhecimento, instigada pela vontade de aprender mais, pela curiosidade...isto paga o meu salário!
Neste Dia do Professor o meu preito de gratidão a todos que lutam cotidianamente para fazer do nosso país algo bem melhor do que herdamos, mesmo a despeito de certos desejos autoritários que se manifestam, agora às claras.
Um especial agradecimento e todos os meus abraços e aplausos às Professoras e Professores que fizeram e fazem a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Nenhum comentário: