22 de outubro de 2010

MAIS UM ARCO-ÍRIS PRA COLEÇÃO


Devidamente capturado e registrado pelo camarada Danilo Moreira, (presidente do Conselho Nacional de Juventude e secretário-adjunto de juventude da Presidência da República...), na saída do trabalho, no Setor Policial Sul, em Brasília.

Segundo Ana Santos (Aninha, pra nós!), todo dia "somos presenteados com o pôr do sol mais bonito de Brasília".

Um fim de tarde com um arco-íris deste é, sem dúvidas, um momento muito especial. Salve!

16 de outubro de 2010

COMIENZO Y FINAL DE UNA VERDE MAÑANA

Pablo Milanés. Sem comentários...

Déjame despertarte con un beso
en la verde mañana que te espera
déjame celebrar la primavera
en el hermoso largo de tu cuerpo.

Déjame recorrer ese universo
que conozco sin limites y fronteras
déjame descansar sobre tu pecho
que calienta mi piel como una hoguera.

Déjame repasar tus accidentes
detenerme a palpar cada medida
humedecer tus ojos y tus fuentes
y penetrar al fondo de tu vida.

Déjame demostrar que diez noviembres
purifican el alma y el deseo
que al abrazarte aún mi cuerpo tiemble
y relajado en paz me duerma luego.

Déjame al despertar tener la dicha
de hablar y compartir nuestros anhelos
y en la mañana verde que termina
volver a repetirte que te quiero.


 

7 de outubro de 2010

DIA DO COMPOSITOR

Tudo começou por vota dos 12 anos de idade... como brincadeira e  forma escapista e ingênua de ocupar o juízo enquanto eu ia diariamente, sozinho, buscar leite no sítio Boaventura, de Mário Guedes, em Juazeirinho, para distribuir na cidade. Cantar ocupava o pensamento nos seis quilômetros entre a ida e a volta.

As versões de canções estrangeiras como Loving You, Ben, All by Myself e tantas outras ajudaram nos primeiros passos. Depois de um tempo as paródias colegiais e gozações juvenis foram moldando um jeito de fazer.

Depois de mais um tempo... o violão, os poeminhas, as letras confessionais, os pequenos dramas pessoais e um pouco de trabalho deram o tom para ir arriscando voos mais altos e criando letras e músicas próprias. Até que um dia, no Ceará, Lifanco e Eugênio Leandro começaram a 'dar corda' pra gravar um disco (CD). Peguei a corda e fui em frente.

Luizinho Calixto gravou "Sanfoninha pé-de-bode", "Passarinho sem Remédio" e "Tapinha dói"; Flávio Baião gravou "Menina Bonita"; Ton Oliveira gravou "Madeira de Lei"; Santanna, o Cantador, gravou "Florbela"; Lifanco gravou "Quando começo a Cantar"; Sandra Belê gravou "Do Céu ao Paraíso" e "Só de Escutar a tua Voz"; Capilé gravou "Xote do Novo Amor"...

Depois de vários jingles para candidatos amigos, trilha sonora da peça Charivari (de Lourdes Ramalho, encenada por Hipólito Lucena e Nivaldo Rodrigues),"Hino da Troça do Brito", composição recente para cinema... acho que agora posso dizer que sou compositor! Afinal, estou preparando CD e DVD com mais de 20 canções entre inéditas e antigas. Como é bom poder fazer isso! Salve o compositor popular, diria Chico! Evoé!

2 de outubro de 2010

MEU CORAÇÃO É TRICOLOR


"De vermelho vive o coração..." diz a música do Boi Garantido. Chico da Silva compôs.
"Meu coração é vermelho!" Ora, mas quanta obviedade, alguém pode pensar! O seu também é?
Infelizmente, em nossa pequenina Paraíba (não sei se em outras plagas) as cores agora têm dono. É preciso cuidado com as camisas que você compra. Isso não é de hoje. Mas não posso deixar de registrar minha indignação. Compro e pago as minhas roupas, ora!, com o que ganho honestamente do meu trabalho.
Meu coração é vermelho sim, mas não essa coisa banalizada, monocromática e meio emburrecida. A cada dia que passa me preocupo mais com o conteúdo que com a embalagem. Acho que estou ficando chato.
Como amanhã, domingo, é dia de eleição e quase todo mundo vai às ruas, resolvi que vou com meu Fluminense. "Sou tricolor de coração..."

O branco, o verde e o grená
São linda combinação,
Coisa bem mais que perfeita
Para um time campeão.