22 de fevereiro de 2022

MARTELO PERGUNTADO

Foto: Regiopídio Lacerda e Rangel Junior, em Juazeiro do Norte.


O amigo professor e poeta Regiopídio Lacerda, do Ceará, provocou um desafio no Clube do Repente (whatsapp) e fui me meter no assunto. Para quem não conhece, o Martelo Perguntado é um dos gêneros da Cantoria de viola, ou Repente de viola. Você compreenderá logo com a leitura. Aqui ele constrói os versos (décimas) perguntando e eu respondo utilizando a mesma lógica de versificação e métricas.


Na visão muito mais material 

Vá dizendo a resposta se capaz

Qual bebida melhor que lhe apraz 

Qual o músico que achas genial

O melhor que se vê no Carnaval 

E o pior do programa do Faustão 

Como sou perspicaz, minha questão 

É saber se você é preparado 

Perguntei em Martelo agalopado 

Quem responde em martelo é campeão.

Regiopidio Lacerda


Eu estava calado, mas não fico

E respondo a você, que é poeta

A cachaça é a minha predileta

Carnaval lá no mato é o mais rico

Entoando as canções do grande Chico

Muito boas pra toda ocasião

Eu não ligo nem a televisão

Pra Faustão estarei sempre ocupado

Respondi seu Martelo perguntado
Quem responde em Martelo é Campeão.

Rangel Junior


Se pra tudo se tem uma resposta 

Se pra cada panela tem um texto 

Me responda também nesse contexto

Qual o tipo de esporte que mais gosta.

Se o time que gosta lhe desgosta 

Qual atleta lhe deu mais emoção 

E de técnico da nossa seleção 

Cite um vivo e um outro já finado

Perguntei em Martelo agalopado 

Quem responde em martelo é campeão. 

Regiopidio Lacerda


A resposta complexa é exigida

Se a pergunta foi feita e é complexa 

Eu não vou responder feito uma Alexa

Futebol é paixão mais divertida

Tricolor é o amor da minha vida

Frederico o terror de zagueirão

Vi a taça nas mãos de Felipão

Já Telê fez bonito e derrotado

Respondi seu Martelo perguntado

Quem responde em martelo é campeão.

Rangel Júnior 


Quem viveu no Sertão quando menino 

Saberá responder a minha enquete

Qual o bicho usado na charrete

Que é símbolo do mundo nordestino

Qual a arte que fez de Vitalino 

Conhecido até mesmo no Japão 

Quem lutou nas veredas do Sertão 

Mas foi morto e depois foi degolado 

Perguntei em Martelo agalopado 

Quem responde em martelo é campeão 

Regiopidio Lacerda


Na charrete e também cultivador

A tração foi do burro ou do jumento

Pra jesus foi transporte e foi assento

Pois tem fama de histórico benfeitor

Vitalino com o barro foi doutor

Retratando na arte o seu torrão

Na caatinga tombou o Lampião

Que em Angicos perdeu o seu reinado

Respondi seu martelo perguntado

Quem responde em martelo é campeão.

Rangel Junior


Pra você que é grande professor 

E nas artes também tem seu destaque 

Nunca teve plateia como claque

Nem aplauso sem ser merecedor.

Mas responda ligeiro, por favor 

Na escola qual foi sua emoção 

E nos palcos tocando violão 

O que mais lhe deixou emocionado 

Perguntei em Martelo agalopado 

Quem responde é martelo é campeão.

Regiopidio Lacerda


Eu ensino e aprendo cem por cento

Ensinar é um ato de amor

Às pessoas sou sempre devedor

Por amar o saber, conhecimento

Trinta e seis de docência é meu alento

Aprender com meu povo em comunhão

Sou feliz por cantar uma canção

E deixar um vivente emocionado

Respondi seu Martelo Perguntado

Quem responde em Martelo é campeão.

Rangel Junior

Nenhum comentário: