30 de outubro de 2014

FEZ-SE ESCURO O CÉU DE JUAZEIRINHO

Fez-se escuro o céu de Juazeirinho
Sobre mim desabou uma tormenta
O grasnar de uma ave agourenta
Apagou toda luz do meu caminho

Eu quatorze de idade, ele cinquenta.
Procurei sua mão, me vi sozinho
Apelando por um mínimo carinho
De um amor que a si se reinventa

Bem na sala um caixão, seu corpo inerte
Disse a mim: - Não, meu pai! Não quero ver-te!
Guardarei tua imagem quando em vida

E até hoje, se algum medo me assalta
Sinto como aquele vulto me faz falta
Nunca mais se fechou essa ferida.

28 de outubro de 2014

Aos que servem ao povo

Aos que escolheram para suas vidas a missão de servir, que caracteriza a nossa profissão independente da área em que atuemos, uma breve mensagem.
Há mais de 30 anos escolhi ser professor, educador, servidor público.
Conheço muita gente que oferece o melhor de si, as suas melhores energias para o bem do serviço público, na tentativa de cumprir com nossa missão.
Entender a tarefa de servidor público, mais que um trabalho, uma relação de emprego, como uma verdadeira missão. Esta é, para mim, um objetivo a ser sempre perseguido.
Conheço muita gente boa, tanto que atuam há décadas ou que entraram há poucos anos no serviço público. Sinceramente, tenho forte convicção de que estamos melhorando muito, profissionalizando o serviço público, valorizando o trabalho, a qualificação e a valorização do servidor.
Os Planos de Carreira, os critérios de avaliação de desempenho para progressão, o compromisso cada dia mais consciente acerca da função, das responsabilidades, da busca da eficiência, da moralidade, da impessoalidade, da legalidade e publicidade dos atos, dos deveres e direitos, são condições fundamentais para a conquista da credibilidade do serviço público de modo geral perante a opinião da sociedade.
Tenho a felicidade de conviver e contar, principalmente na Universidade Estadual da Paraíba, com inúmeras pessoas que fazem, de fato, da sua condição de servidor público uma verdadeira missão, projeto de vida digna e honrada.
É para estas pessoas que ofereço hoje o meu abraço solidário, fraterno e respeitoso. São para estas pessoas, hoje, as minhas homenagens.

Parabéns, Servidor Público!

20 de outubro de 2014

SEGUNDA-FEIRA

Gente!
Hoje é segunda-feira.
Sabe o que isso quer dizer? Absolutamente nada.
Aliás, apenas que você tem uma semana, um resto de mês, um restinho de ano, uma vida pra ser vivida, um país (um estado, uma cidade) para cuidar, uma família para proteger, amigos para cultivar e preservar, o amor inadiável para ser vivido, umas canções para ouvir, uns livros pra ler, uns poemas a escrever, uns abraços a dar, uns momentos de paz a desfrutar (se deixarem!).
Ou seja, faça o que precisa ser feito e não espere por ninguém.
Você não está aqui por obra do acaso!
Lute!
Viva!

15 de outubro de 2014

Dia da Professora (assim mesmo! No feminino.)

Que dizer em homenagem a quem, pela vida inteira, me ensinou - e ainda ensina - a aprender?
Como agradecer a Dona Zefita e Dona Marlene Melo, que seguraram minha mão nos primeiros anos e pacientemente me foram mostrando jeitos, traquejos, métodos, formas de traduzir e transformar coisas, pensamentos e sentimentos em palavra escrita?
Para elas e tantas outras que foram cruzando meu caminho, na verdade, que fizeram parte do meu caminho, minhas mais singelas memórias, minhas mais valiosas lembranças e registros de momentos marcantes que me conduziram a ser o que sou e quem sou.
Meu mais sincero e profundo agradecimento pela importância que vocês tiveram e ainda têm em minha vida.
Minhas queridas professoras, Dona Neide, Maria José Guerra, Ana Cristina, Cristina, Vilalba, Maria José, Susana Jimenez, Maria Luiza Oswald.
Vocês são o máximo do máximo!
Estão nas páginas do meu caderno da memória. Para sempre!
Obrigado!

5 de outubro de 2014

CARTA ABERTA? A QUEM INTERESSAR!

CARTA ABERTA? A QUEM INTERESSAR!

Poderia oferecer o silêncio como resposta. Tenho agido assim na maioria das situações que envolvem a disputa eleitoral majoritária de 2014 na Paraíba.

Poderia poupar pessoas que conheço e respeito – na condição cidadã, independente de cargos – em vez de devolver-lhes o tratamento dado a mim, no mesmo nível em conteúdo e forma. Escolhi assim!

Poderia continuar apenas desabafando com amigos e não publicar nada a respeito;

Poderia...
Depois de resistir por mais de 24h a ler pessoalmente os tantos xingamentos, insultos e acusações levianas contra mim, que ouvia os amigos me dizerem que estavam publicando em redes sociais, cedi.

Ao Governador não responderei, pois prefiro fazê-lo pessoalmente, olho no olho, cara a cara, se tiver oportunidade. Ele sabe exatamente o que tem feito com a UEPB. Não vou desacatá-lo publicamente, na mesma medida, em resposta à acusação leviana que fez ao Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba e a mim, na condição de seu Presidente.

Especialmente ao Secretário de Comunicação do Estado, Jornalista Luís Torres (A QUEM RESPEITO E PREZO), pelo insulto e a inconteste ignorância acerca da realidade da UEPB, gostaria de registrar apenas alguns pontos:

- Que na Reitoria da UEPB não faltam honestidade, verdade nem vergonha.

- Que da parte do governo ao qual vossa excelência serve, faltam o conhecimento da realidade e da complexidade desta instituição, o respeito à sua autonomia e o tratamento digno e merecido para que ela possa continuar de pé. Nossos clamores precisam ser gritados?

- Que na UEPB não há má gestão nem gestão desordenada. Há ordem e zelo e muita capacidade de fazer quase milagres, com os parcos recursos de que dispomos e as migalhas que vimos insistentemente pedindo ao Governo ao qual vossa excelência serve.

- Que a Comunidade Universitária da UEPB não é uma boiada nem o Reitor é seu tangedor. Que o Conselho Universitário, órgão deliberativo máximo da instituição, com representação de todos os segmentos e centros merece um pouco que seja de respeito.

- Que a UEPB pode muito bem ser auditada, investigada esmiuçadamente, para além de todos os mecanismos e ações de transparência pública, o que temos implantado e exercitado diuturnamente. Afinal, deve vossa excelência ter conhecimento das atribuições da Controladoria Geral do Estado e do Tribunal de Contas do Estado.

- Que o Governo da Paraíba, como um todo, modéstia à parte, bem que poderia se espelhar em nossas experiências de transparência pública, aprender com elas, aperfeiçoar as suas práticas, visando elevar o nível de comprometimento ético de suas estruturas como um todo.

Tais escolhas evitariam que, por exemplo, tais publicações recentes tivessem sido feitas, mesmo no calor de uma campanha eleitoral.

Não percamos a consciência de onde estamos, quem somos, nem muito menos de nossas responsabilidades como cidadãos e gestores públicos.

Cordialmente.
Antonio Guedes Rangel Junior
Reitor da UEPB

P.S. O Orçamento foi enviado na terça-feira. Tivemos acesso a ele na quarta-feira. O CONSUNI reuniu e tomou posição na quinta. Talvez eu estivesse sendo elogiado (nos bastidores) se tivesse silenciado, traído meus pares, sonegado à comunidade universitária as informações (que obtivemos por meio de amizade) e deixasse para lamentar (com direito apenas a isto!) somente depois do 2º turno.