13 de abril de 2012

SELO DE QUALIDADE, A UEPB E O DIREITO

Não há como não confessar que recebi com alegria, e um certo regozijo, a notícia de que os dois cursos de Direito da UEPB, CCJ-Campina Grande e CH-Guarabira, haviam recebido um "Selo de Qualidade* da OAB". Leia aqui...

NOTA: A imagem ao lado é da maquete digital do Escritório Modelo do CCJ que está sendo concluído no Presídio do Serrotão, Campina Grande, onde a UEPB instalará um Câmpus Avançado.

No momento em que a Universidade (e os resultados dos últimos anos em termos de investimentos e gestão) vem sendo afrontada externa e (em certa medida) internamente, me parece que a notícia, por incrível que possa parecer, deve desagradar a alguns.

Talvez esta seja uma, dentre tantas outras, boa resposta acerca de como e onde os recursos da UEPB são aplicados após a Autonomia.

Existem demandas e demandas em relação a estrutura física, problemas históricos acumulados em 46 anos, as chamadas obras de pedra e cal. Estas são importantes!

Porém, há obras que não podem ser vistas, tateáveis, que não são palpáveis como uma sala ou uma parede nova.

Uma destas obras fundamentais é o investimento no ser humano.

Acreditar nas pessoas, em suas capacidades, estimular sua qualificação, apoiar suas iniciativas, dar suporte material aos seus projetos, assegurar-lhes a tranquilidade institucional, remuneração digna e compatível com o cargo e função...

Ah, não! Esta obra só aparece a olho nu, só é de fato vista com o tempo. É quando as árvores frondam, atingem maturidade, safrejam (não procure esta palavra no google!), oferecem-nos seus melhores frutos, que alimentarão o nosso povo, que se transformarão em novas sementes, que serão semeadas, que gerarão novas árvores...

Eis o ciclo do investimento em educação. É preciso compreender isto. É preciso gritar que investir em educação é investir com eficiência e paciência?

Creio que estes resultados falam por si.

Parabéns à comunidade do CCJ-Direito (Campina Grande) e do CH-Direito (Guarabira). Parabéns UEPB!

É esta Universidade que centenas de professores e técnicos e milhares de estudantes constroem na Paraíba.

* Guardo minhas divergências com certas nuances de certos modelos de ranqueamento de instituições educacionais. Não são, todavia, insanáveis.