12 de agosto de 2011

Chico Passeata, um homem brasileiro!

No início dos anos 90, militando no movimento docente nacional da ANDES, presidindo o sindicato dos professores da UEPB, ADUEPB-Seção Sindical, conheci Helena Serra Azul, professora da UFC e, de quebra, conheci Chico Monteiro, seu eterno namorado e companheiro, o Chico Passeata.
Articulador competente, dominava a política com maestria e se mostrou dono de uma lista interminável de amigos e aliados políticos, sempre dispostos a compor, apoiar, somar em algum projeto político de relevância.
A partir daí fui me tornando amigo do marido de Helena e criando um vínculo próprio com Chico Passeata. Aprendi a gostar e admirar a sua história de vida, verdadeira saga em luta permanente, desde a época de estudante de medicina.
Chico passeata foi o cara que escalou uma estrutura enorme de uma caixa d'água da Faculdade de Medicina da UFC, antes do AI-5, e fincou lá. Uma bandeira com um "viva, Edson Luís", depois da morte do estudante no RJ.

5 de agosto de 2011

Quase Azul

Desde o início dos anos 80, quando a visitei ela primeira vez, tenho um fascínio pelo caminho que vai de Tambaú à ponta do Cabo Branco. Há uns 10 anos transformei este fascínio em canção. Aqui pela primeira vez. Minha homenagem à bela capital paraibana.